sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Espaço aos Espíritas


O RELATOR Nr 02 – Goiandira - 10/Fev/2010

“... e mandou-os dois a dois adiante de si por todas as cidades e lugares onde para onde ele tinha de ir”.

VISITA PROVEITOSA

Na rotina do Centro Espírita de Goiandira a quinta-feira é reservada ao Culto do Evangelho no Lar. Os trabalhadores da Casa reúnem-se, por volta das 19 Horas, no próprio Centro para, em caravana de socorro, visitar os lares necessitados. São divididos em grupos de dois ou três, dependendo da quantidade presente bem como dos meios de transporte. Cada equipe visita em média três famílias. Antes da partida é feita uma oração inicial no Quartel-General da Boa-Vontade – O Centro.

Os lares contemplados para as visitas normalmente estão guarnecidos de pessoas doentes ou idosas e ainda com dificuldades para locomoção. O Culto no Lar consiste de uma oração de chegada, leitura do Evangelho Segundo o Espiritismo (supostamente aberto ao aleatório pelo anfitrião), algum comentário essencial e a oração de saída. Havendo na Equipe algum Passista, e notória necessidade, é permitida a aplicação do passe sem, no entanto fazer parte do Culto.

Quase sempre o culto transforma-se numa visita amiga. Quanta gente precisa conversar! A solidão continuada é sempre avaliada como desprezo por quem sofre de tal situação.

A intenção da Equipe é sempre levar o alívio, a alegria, a compreensão, mas acaba sempre recebendo um grande contentamento como recompensa.
Existem “pessoinhas” por demais maravilhosas e com mais de oito décadas de uma vida intensa, muitas ainda fatigadas pelo trabalho árduo e de passatempo com arte.

Sempre que adentro os aposentos de certa senhorinha acredito que uma falange completa esteja ali o tempo todo regozijando da sua companhia agradável. Um sorriso murcho e brilhante, com os olhos apertadinhos, é sua saudação jovial. A dor ali existe, mas não se nota. Bendito seja um pijama fresco, o ventilador a soprar, vinte unhas feitas, brincos ornando os lobos, anéis saltando às vistas e uma enorme simpatia. Parece mais um instante de uma debutante que não se importa nem um pouco com o grande tubo de oxigênio ornando a sua cabeceira.

O culto acaba, mas ainda, junto ao travesseiro, povoam-me pensamentos de Graças a Deus por me permitir participar, a quem interessar possa, a existência de vagas neste Exército de Paz e Bem! “Vem e segue-me”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário