quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Espaço aos Espíritas


O RELATOR

“Felizes aqueles que creem sem ter visto”. Nr 01 – Goiandira - 20/Jan/2010

SOPAPO

Após quatro tentativas pude presenciar um dos trabalhos desenvolvidos pelo nosso Centro Espírita aos domingos. Até então sempre fui fora de hora ou em dias suspensos pelo calendário de atividades.

Trata-se da Sopa, um dos pratos do Posto de Assistência, um remédio que, em uma super dosagem, alimenta corpo e espírito.

As mulheres assistidas ainda levam pra casa, com fins de suprir os familiares que não compareceram, as sobras por falta de espaço estomacal porque a sopa transborda.

O evento ocorre entre o meio-dia e às dezesseis horas. Desde a confecção do alimento até a limpeza total do ambiente.

Quatro homens de toucas e aventais, idades acima da média, sorrisos prazerosos, executam, a olhos vistos, as tarefas com amor. Há uma mistura de satisfação com o dever bem cumprido.

Um quinto homem, alinhado e culto, se regozija na organização da Biblioteca, mas não tarda a se abraçar com as panelas pra limpá-las em todos os sentidos.
O sexto humano se confunde com a paisagem local. Ele está impregnado em cada átomo do templo. Seu trabalho é diuturno, incansável, sanitário e burocrático.

Uma figura feminina, acompanhada da mãe, enquanto a sopa apronta-se, distribui sapatos e roupas arrecadados do seio da comunidade.
Uma roupa fora de moda não incomoda, mas segue firme no papel de servir e agasalhar.

Mais quente que a sopa só mesmo os quatro meninos irrequietos que pique-pegam sem parar.

Dois bebês encantaram a Casa e pelo queixo com dobrinhas deixavam escapar um pouco do caldo da sopa em cascata.

Seis mães saíram dali com uma pequena trouxa, barrigas cheias e os corações em órbita.

As meninas, ainda tão novas, cuidavam dos irmãos mais novos com um carinho maternal.

A evangelização de sala de aula viria a complementar o grandioso dia, pois fomos todos tocados com a presença de Cristo e sua falange. Tal era notado no rosto de cada um. Cada qual mais radiante... E lindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário